Recentemente no nosso país tem sido com uma certa frequência noticiado a morte de aves marinhas, peixe e até mesmo de baleias na sua maioria todos vitimas da ingestão de plástico.

O Rotary Club do Lobito está preocupado com esta situação e para manter o meio ambiente marinho do nosso Oceano Atlântico contatar a Administração Comunal da Catumbela sem fazer uma campanha de limpeza na zona ribeira da marginal do rio Catumbela, onde se encontram depositados grandes quantidades de lixo composto na sua maioria por plásticos. A nossa preocupação foi recebida com agrado pela senhora Administradora Cumunal da Catumbela, Dra Katia Teixeira que mobilizou a juventude e, foi programada uma campanha de limpeza no bairro do Chile local de maior concentração de lixo com jovens da associção "Catumbela Verde" e associação de "Pioneiros Solidários ". estiveram ainda presente alguns diretores municipais da Catumbela.
Esta campanha foi oportuna e benéfica uma vez que já estamos em época pulverimétrica e o leito do rio já tem dado sinais de aumentar, e deste modo pois conseguimos evitar que este lixo fosse para o Oceano.
Fizeram parte desta importante atividade com grande impacto na proteção ambiental terrestre e marinha os companheiros Helder luca; Edine Costa e Jorge Crisóstomo.
Após a atividade houve um momento de companheirismo com troca de impressões com as associações acima referenciadas ficou evidente se desenvolver um projeto sustentável, com objetivo de preservar a fauna e flora oceânica.

Como ainda há ainda muito lixo e antes que haja cheias do rio foi programado, uma outra campanha de limpeza no mesmo local. Desta vez haverá maior participação, pois envolver os moradores do bairro nesta nobre tarefe. A referida campanha está marcada para o próximo dia 24 de Outubro do corrente ano.