No bálsamo de uma amena noite tropical, sem vento e com tantas estrelas no céu, na praia e ao ar livre, teve lugar no jango da praia “Pôr do Sol” do recém-restaurado e sempre mítico Hotel Terminus da Restinga (Lobito) o jantar festivo organizado pelo recém-criado Rotary Club do Lobito, para a cerimónia oficial da entrega da Carta Constitucional do Rotary International ao novo clube.
O Rotary Club de Mafra esteve representado pelo nosso Companheiro José da Palma que está neste momento em actividade profissional naquele país irmão.
Governador Deon Van Zyl é apresentado à chegada ao Companheiro José da Palma, do Rotary Club de Mafra
Na mesa da Presidência tomaram lugar, para além do Governador, os Companheiros Presidentes dos três clubes rotários actualmente em serviço em Angola, para além das Companheiras Directora de Protocolo e Secretária do Rotary Club do Lobito. Coube ao Companheiro Rui Correia do clube local a sempre difícil missão de servir de tradutor permanente do Companheiro Deon.
A mesa da Presidência: da esquerda – Companheiros Rui Correia, Governador Deon van Zyl, Presidente Filomena Quaresma do Rotary Club do Lobito, Presidente Florinda Carneiro do Rotary Club de Luanda, Presidente António Pedro Quilaco do Rotary Club de Luanda Sul, e Paula Vidigueira, Secretária do Rotary Club do Lobito.
Após o toque do sino que deu início ao jantar festivo, a Companheira Filomena deu as tradicionais boas vindas ao Companheiro Governador, aos Convidados e a todos os Companheiros presentes.
Presidente Filomena Quaresma do Rotary Club do Lobito
Seguiu-se a protocolar cerimónia da saudação às bandeiras, tendo o Companheiro José da Palma sido distinguido com a grande honra de ser convidado a saudar a bandeira Portuguesa, tendo ficado entre o Companheiro Governador, e a Companheira Florinda, Presidente do Clube padrinho do novo Rotary Club do Lobito.
Durante esta cerimónia protocolar, foi tocado o Hino Nacional de Angola.A protocolar cerimónia de saudação às bandeiras: da esquerda - bandeira Nacional de Angola, bandeira do novo Rotary Club do Lobito (com desenhados os flamingos que são símbolo desta cidade), bandeira do clube padrinho Rotary Club de Luanda, bandeira Portuguesa, e bandeira Sul-Africana
A intervenção da Directora de Protocolo Companheira Paula Costa surgiu o habitual Momento da Secretaria foi lida uma mensagem de saudações por esta ocasião festiva enviada pelo Rotary Club de Sintra (do nosso Distrito 1960), que foi muito apreciada, em particular pelo Companheiro José da Palma que sentiu a proximidade que une os nossos dois clubes, até quando nos encontramos a grande distância.
A Directora de Protocolo do Rotary Club do Lobito, Companheira Paula Costa, lendo a sua mensagem
A Companheira Paula Vidigueira do Rc do Lobito no momento de secretaria
O jantar, em forma de buffet, decorreu de forma amena, tendo permitido uma ampla troca de impressões entre todos os presentes, e um interessante conhecimento recíproco, fomentador de um são companheirismo.
Durante o jantar, diversos Companheiros usaram da palavra para celebrar este momento histórico para o Rotary Club do Lobito, e para desejar ao novo Clube as maiores felicidades.
Tambem o Companheiro José da Palma pediu a palavra para sublinhar a importância histórica do momento que teve o privilégio de estar a viver, para agradecer mais esta grande prova de hospitalidade nos seus confrontos e para enaltecer o grande trabalho já desenvolvido em Angola pelo Movimento Rotário em geral, e, em especial pelo apadrinhamento sempre disponível do Rotary Club de Luanda para com os clubes emergentes, que traduzem o enorme dinamismo que actualmente se vive no país e o desejo de serviço que caracteriza os novos Companheiros Rotários.
Terminou desejando ao novo clube, em especial em nome da Companheira Presidente do Rotary Club de Mafra, Ana Anselmo de Castro, um bom trabalho rotário, e as maiores felicidades.
A todos foi feito o convite de visitarem um dia o Rotary Club de Mafra.
Usou da palavra tambem o grande mentor da criação do novo Rotary Club do Lobito, Companheiro Manuel Correia, past Presidente do Rotary Club Provisório do Lobito, uma figura impar no Movimento Rotário angolano, e grande dinamizador da crescente actividade rotária no país.
Chegado o momento fulcral do evento, o Governador do Distrito 9350 usou da palavra para outorgar a Carta Constitucional ao Rotary Club do Lobito. Cheio de boa disposição, explicou as peripécias que caracterizaram o processo de emissão da nova Carta pelos escritórios do Rotary International de Zurique em 9 de Novembro de 2011, data em que o novo clube foi, de facto, reconhecido pela estrutura do Rotary, até ao momento em que a Carta chegou às suas mãos, e a pôde, finalmente, assinar, formalizando na prática a existência do novo clube.
A Presidente do Rotary Club do Lobito finalmente formalmente empossada, com o Governador do seu Distrito (ao lado, o Companheiro Rui Correia, no seu ingrato papel de tradutor atento e incansável)
A sentida intervenção por parte da Companheira Florinda, Presidente do Rotary Club de Luanda, clube padrinho do Rotary Club do Lobito, que agradeceu a dedicação de todos os sócios do novo clube, e o trabalho desenvolvido, a desejou a todos, ao novo Clube e a todos os seus membros, uma longa vida e muito sucesso na sua actividade rotária. Terminou com a entrega de alguns presentes, singelos mas de grande importância para a actividade do Rotary Club do Lobito, e, ao mesmo tempo, símbolo da grande e fraterna amizade que une os dois clubes.
Sob o olhar atento do Presidente Quilaco do Rotary Club de Luanda Sul, a Companheira Florinda, Presidente do Rotary Club de Luanda, entrega à Companheira Filomena, Presidente do Rotary Club do Lobito, um galhardete com uma inscrição alusiva ao evento, e com a assinatura dos sócios do seu clube
A Companheira Filomena agradece, e entrega à Companheira Florinda, Presidente do Rotary Club de Luanda um ramo de flores, e o 1º galhardete do seu clube, com a imagem dos Flamingos do Lobito bem vísivel ao lado da roda rotária
Seguiu-se a projecção de um breve vídeo realizado pelo Companheiro Jorge Crisóstomo, Presidente eleito do Rotary Club do Lobito para o ano 2012/2013, em que retratou em síntese toda a ampla actividade rotária levada a cabo pelo novo clube desde o momento da sua concepção até ao momento da sua constituição no seio do Movimento Rotário. Trata-se de uma já vasta acção, quer a nível dos serviços prestados à sua Comunidade, quer a nível de Companheirismo entre os seus membros, e entre estes e os visitantes que já tiveram a honra de receber (entre os quais, o próprio Companheiro José da Palma, aquando da sua 1ª visita ao clube, no início de Outubro de 2011).
O Rotary Club do Lobito conta actualmente com 24 sócios, todos jovens, motivados, e imbuídos de um forte espírito rotário.
Os sócios do novo Rotary Clube do Lobito com o seu Governador e com a Presidente do Clube padrinho
O jantar terminou de forma festiva, com alguns Companheiros e Companheiras improvisando alegremente alguns passos de dança ao som do ritmo tropical de algumas Kizombas, actualmente de grande popularidade em Angola.
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Rotary Club de Mafra
Comissão Relações Publicas e Imagem
Av 25 de Abril, Apartado 174 - 2641 909 MAFRA
Telf : 96 7016663 - Fax : 261 815214
No FACEBOOK: