PLANTAÇÃO DE ÁRVORES E VERIFICAÇÃO DO ACUMULO DE LIXO NA
MARGINAL DA CATUMBELA

Aos dezoito dias do mês de Setembro de 2020 no período compreendido entre as oito horas e trinta minutos e às treze horas e trinta minutos, sócios representativos do Rotary Club do Lobito (RCL) participaram no evento de um projeto de Plantação de Mil Árvores, no Bairro Novo. A Nossa presença deveu-se ao convite formulado por um grupo de jovens liderado por Madaleno Constantino e Amândio Canumba
O evento decorreu no dia 17 de Setembro do corrente ano com um Festival Ecológico e com uma Feira da Árvore e, que no dia em que se seguiu culminou com uma campanha de Plantação de Árvores no novo bairro denominado "Bairro Ecológico" sito na zona alta do Lobito.
O mentor do projeto do jovem Madaleno Constantino fez um breve histórico dos acontecimentos, referindo que um grupo de jovens do bairro é responsável pela preparação das mudas. Quando essas mudas atingem um determinado tamanho são distribuídos aos moradores para que possam plantar a sua árvore.

Quando plantadas os moradores também são responsáveis pela rega e pela cerca das mesmas, prevendo se deste modo, que elas sejam devoradas pelos caprinos existentes no bairro.
Este projeto é interessante pois há um envolvimento total da comunidade e, quando assim é, tem tudo para ser sustentável, uma vez que nesta zona ainda não existir água canalizada . Os moradores do bairro foram e estão a ser sensibilizamos para que reguem com água usada em lavagens domésticas.

O Rotary Club do Lobito ( RCL ) que desde a sua essência tem dado particular a atenção a preservação do meio ambiente foi convidado a participar na campanha de arborização tendo-se feito representar pelos companheiros:

O Rotary Club do Lobito ( RCL ) que desde a sua essência tem dado particular a atenção a preservação do meio ambiente foi convidado a participar na campanha de arborização tendo-se feito representar pelos companheiros:
- Manuel Correia na qualidade do presidente do Clube;
- Edine Costa;
- Helder Lucas;
- Viriato Pinto;
- Augusto Sobrinho;
- Jorge Crisóstomo ;
Para além dos membros da comunidade e da nossa participação nesta nobre tarefa ambiental, fez-se presente o Senhor Carlos Alberto Vasconcelos Administrador Municipal do Lobito, que manisfestou-se agradado pela atividade programada e sobretudo pela nossa presença.


Há que destacar também a presença do representante da Associação "Lobito Cidade Limpa" o senhor Edson Tadeu Bastos que esteva reportar com imagens fotográficas deste evento.
O companheiro presidente Manuel Correia aproveitou o momento para fazer uma breve abordagem sobre o mau estado das árvores plantadas pelo Rotary Club do Lobito ao longo da Avenida que vai do Obelisco até a entrada do Bairro da Luz, propondo ao Senhor
Administrador Municipal a substituição por outras, ficando ao seu critério o tipo de árvores a serem substituídas, uma vez que o nosso Clube já havia remetido uma carta a solicitar a autorização este processo.
O Senhor Administrador disse que já havia reparado neste pormenor e está a estudar o melhor sistema de irrigação, e sugeriu que estas árvores em sua opinião serem substituídas pela árvore ornamental FICUS por ser facilmente moldável e que exitem no viveiro do senhor Abel em Benguela.
Terminada a atividade da Plantação de Árvores, os sócios do RCL dirigiram-se à Marginal da Catumbela para in locum constatarem a existência de uma grande quantidade de lixo depositado na zona ribeira composto na sua maioria por plástico. Após confirmar-se e como medida preventiva antes que o caudal do rio suba e os arraste para o oceano atlântico, e com consequência graves para a fauna marinha, agendou-se uma reunião com a Senhora Administradora Comunal da Catumbela no sentido de promover uma campanha de limpeza com participação da comunidade local.

Conclua-se que as atividades decorreram com êxito e mais uma vez se pode cumprir o lema “Dar de si, Antes de Pensar em Si”.

Conclua-se que as atividades decorreram com êxito e mais uma vez se pode cumprir o lema “Dar de si, Antes de Pensar em Si”.